segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Sifilis Congênita


Um exame hoje. Um bebê saudável amanhã!


Causado quando uma mulher grávida é portadora de sífilis não tratada transmitindo para o feto. O contagio é feito através do sangue que circula entre a mãe e o feto, não tendo cancro, mas sim manifestações próprias de um estado avançado da doença.A multiplicação ativa dos microorganismos no feto produz um padrão característico de hepatite sifilítica, pneumonia sifilítica e descamação da pele, que levam a óbito prematuro. Sendo osteocondrite e a pericondrite a principal causa de:
- deformidade ósseas com a malformação da tíbia (tíbia em sabre);
- desenvolvimento inadequado do nariz, com malformação nasal (nariz de sela);
- malformação dos dentes.

Curiosidades!


-Você sabia que a Sífilis também pode provocar queda nos cabelos!


- Em 1500, o anatomista italiano Gabrielle Fallopius inventou uma espécie de "saco de linho" para proteger seus pacientes da transmissão da sífilis: estava criada a camisinha (preservativo).


-Algumas tumbas do Egito antigo apresentavam registros sobre a Sífilis. Sabe-se também que a rainha egípcia Cleópatra tentava se defender de doenças e da gravidez através do uso de artigos precursores dos preservativos.

.. Como foi dito, na Antigüidade, as DSTs eram tidas como as doenças da deusa grega do amor, Vênus. Para se ter noção de como essas doenças acompanham a própria história e o desenvolvimento do homem, a gonorréia foi descrita em algumas passagens da Bíblia, muito embora sua causa só tenha sido conhecida no século Xix.